Nossos Parceiros

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Educação de Sobral mais uma vez é destaque no Mundo, confira;


O site Alemão DW Mende For Minds destacou essa semana em sua coluna: Onde a Educação Funciona, o trabalho feito na cidade de Sobral com a educação colocando assim a cidade em destaque no Brasil e no mundo pois a mesma no Ranking é uma das primeiras colocadas.
Confira a matéria do site:

Competição sem deixar ninguém para trás

Referência em qualidade do ensino público no Brasil, município cearense de Sobral decidiu há duas décadas superar resultados catastróficos e priorizar a educação. Hoje, coleciona as melhores notas no Ideb.
asta um visitante aparecer na porta da sala de aula para receber uma saudação especial dos alunos da escola Emílio Sendim, em Sobral, Ceará. Todas as turmas têm um grito de guerra próprio, que fala em vencer, tirar nota dez e, sobretudo: nunca desistir de estudar.
Eles são os melhores estudantes da rede pública do Brasil: conquistaram um 9,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dentre os alunos dos primeiros cinco anos do ensino fundamental.
O clima é de concentração, e os avisos espalhados por toda a escola não deixam ninguém esquecer por quê. Em poucos dias, todos fariam uma avaliação semestral aplicada por uma equipe externa, que mede se os alunos estão de fato aprendendo conforme o programado.
"Avaliação é rotina aqui. Nós sempre fazemos reunião com os pais uma semana antes, para que eles nos ajudem e entendam a importância de o filho ir bem", diz Mílvia Carvalho, na direção da escola desde 2014.
O desempenho é acompanhado praticamente em tempo real. Planilhas e gráficos formam uma espécie de dossiê, consultado muitas vezes por semana pela diretora. O documento indica se o aluno atingiu a fluência desejada – a leitura de 60 palavras por minuto.
Quando a meta não é alcançada, o estudante passa a frequentar as aulas de reforço em outro período, e os pais são chamados a cooperar mais de perto. "Tudo pela alfabetização na idade certa. E pela excelência do ensino", complementa Mílvia.
Do analfabetismo à excelência
O município de Sobral começou a passar sua história a limpo há duas décadas e se tornou referência em qualidade do ensino público no país. Em 2000, o resultado de uma avaliação do sistema municipal disparou o alerta: metade dos estudantes da antiga segunda série, atual terceiro ano, não sabia ler.
Em resposta, o município estipulou metas claras, passou a qualificar professores mensalmente e oferecer tutores que acompanham os gestores nas escolas. O objetivo máximo era alfabetizar crianças aos 6 e 7 anos, período considerado idade certa.
"Além das metas, demos às escolas autonomia financeira, pedagógica e administrativa. Isso também exige responsabilização, ou seja, os gestores precisam prestar contas, não só financeira, mas de seus resultados", explica Iracema Sousa, secretária de Educação.
Aos poucos, Sobral encampou o ensino fundamental até o 9˚ ano – segundo a lei, o estado é responsável a partir do 6˚. O colégio Maria Dorilene Arruda Aragão é um dos mais novos, com 480 alunos em período integral. Fundado em 2014, tem a quarta melhor nota no Ideb (7,6) dentre os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental.

0 comentários:

Postar um comentário