Aconteceu nesse mês nos dias 08,09 e 10 de Dezembro deste, a 7ª edição da CBAPL- Conferência de Arranjos Produtivos Locais, o encontro baseia-se na produção de determinadas bens seja ele de qualquer cadeia produtiva em massa, atualmente existem APL em várias áreas tais como comida, turismo, metalurgico, audio visul etc.
Com isso foi sentida a necessidade de uma APL na área de Cultura aos arranjos produtivos locais do seguimento da cultura como produções de espetáculos, danças, artesanatos Turismo cultural e outros.
Em 2013 o Ministério da Cultura Lançou o Edital pelo o qual foram selecionados 27 desses projetos, nele seria identificando todas as características solicitadas que se identificar com uma APL, feita a seleção foi enviada uma consultoria de São Paulo através da USP( Universidade de São Paulo) para prestar consultoria sobre as dificuldades dessa APL, após essa identificação seria deixado um projeto para que a entidade que estava administrando esse projeto tivesse um suporte para buscar junto aos órgãos competentes melhorias para os seus trabalhos.
A Federação da Quadrilhas Juninas do Ceará- FEQUAJUCE , foi contemplada em meio aos 27 selecionados obtendo então 1º lugar com o melhor Projeto, e a partir de então passará a ter uma Parceira com o Ministério da Cultura para buscar verbas através do Ministério com a administração da FEQUAJUCE e tbm pelo o Ministério de Desenvolvimento MDIC.
A conferência foi realizada para estudar as forma que será desenvolvidas nesses trabalhos com as entidades e seus parceiros ao logo desse novo paço que será dado para nossa cultura de todo o estado do Ceará.
Estiveram presententes na conferência a Presidente da FEQUAJUCE Fátima Freires e Marcio Martins Presidente do conselho gestor. Em sua rede social Marcio agradeceu e expressou sua felicidade em está contribuido para o crescimento da nossa cultura.
confira:
"Prezados quadrilheiros, após esses 3 dias em Brasília, passei a ter um olhar diferenciado acerca da visão econômica do nosso movimento. E, nem de longe, conseguimos dimensionar a potência econômica que ele é dentro do nosso Estado. Levo na bagagem um vasto conhecimento sobre economia criativa e a sua importância para a economia mundial.
Levo também a alegria de ter tido a oportunidade de do intercâmbio cultural que foi esse evento.
No coração a certeza que, cada vez mais, as quadrilhas juninas conquistam um maior espaço no cenário nacional!
Um abraço,
Márcio Martins"
Confira as fotos do evento:
0 comentários:
Postar um comentário